O Tempo Pascal

Novo produto

Formato: 148X210 mm
320 páginas
ISBN 978-989-8877-06-2
2ª edição–2019

Índice do livro »

Mais detalhes

7,00€ com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

APRESENTAÇÃO 

O Tempo Pascal encerra grandes mistérios que a Igreja celebra e este subsídio pastoral analisa.

Os cinquenta dias que se prolongam desde o Domingo da Ressurreição até ao Domingo do Pentecostes celebram-se na alegria e exultação como um único dia de festa, melhor, como «um grande domingo»” (S. Atanásio, Epist. fest., 1: PG 26, 1366; cit. in NGALC, 22). Todo o Tempo da Páscoa é igualmente Páscoa: “Os domingos deste tempo são considerados como ‘Domingos da Páscoa’; por isso, os domingos que se seguem ao Domingo da Ressurreição designam-se domingos II, III, IV, V, VI, VII da Páscoa” (NGALC, 23).

A intensa oração da Igreja durante o Tempo Pascal merece uma reflexão e um estudo aprofundado do mistério pascal de Cristo ressuscitado. O Secretariado Nacional de Liturgia dedicou o IX Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, em 1983, a esta temática: “A Celebração do Mistério Pascal: o Tempo Pascal”. O interesse por este assunto estendeu-se a quase todas as dioceses, que organizaram encontros diocesanos de pastoral litúrgica sobre esta temática. As duas edições das conferências do Encontro Nacional logo se esgotaram, mostrando assim o interesse eclesial destes assuntos. A pedido de muitos fiéis, situados sobretudo em grupos eclesiais com responsabilidades pastorais, foi apresentado em 1996 uma recolha de textos sobre o Tempo Pascal: conferências e artigos já publicados, mas revistos pelos autores e organizados de uma forma sistemática, em ordem a uma visão de conjunto.

Os títulos deste livro ajudarão, por certo, a descobrir a riqueza do seu conteúdo e justificam a continuidade da sua publicação: O Mistério da Páscoa e a sua celebração, A festa da Páscoa, O Tempo Pascal na tradição da Igreja, O Leccionário do Tempo Pascal, O Tempo Pascal nas Orações do Missal e da Liturgia das Horas, A Igreja e o Tempo Pascal, O Mistério Pascal no tempo da Igreja, Espiritualidade Pascal, A Virgem Maria no Tempo Pascal.

A riqueza desta 2ª edição é ainda particularmente notória nas duas partes do Apêndice que lhe foi acrescentado, constituídas por Textos Patrísticos relativos ao Tempo Pascal, Ascensão do Senhor e Pentecostes, e Textos do Magistério da Igreja pós-conciliar: Papa S. Paulo VI, Papa S. João Paulo II, Papa Bento XVI e Papa Francisco. Foi incluído o artigo do Padre José de Leão Cordeiro, Um Tempo para dizer que Jesus ressuscitou, onde nos é mostrada a novidade que a Ressurreição de Cristo introduziu nas vidas dos primeiros discípulos. Inseriu-se também o artigo do Padre José Ferreira, O Mistério Pascal no tempo da Igreja, que nos permite reflectir no mistério a que o Catecismo, na sequência do Concílio, dá tão grande relevo e que é o centro e a síntese de toda a história da salvação, desígnio de sabedoria e de amor de Deus sobre todo o Universo que se revelou e se realiza no mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O conteúdo, o significado e a mensagem do Tempo Pascal são abordados com a profundidade que a Celebração do Mistério Pascal merece: uma linguagem teológica e pastoral, para se tornar acessível e útil a todos os fiéis.

 

 

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

O Tempo Pascal

O Tempo Pascal

Formato: 148X210 mm
320 páginas
ISBN 978-989-8877-06-2
2ª edição–2019

Índice do livro »

Downloads