Enquirídio dos Documentos da Reforma Litúrgica Ver maior

Enquirídio dos Documentos da Reforma Litúrgica

Novo produto

(2ª edição – Revista e aumentada)

Formato: 145X210 mm

2480 páginas

ISBN 978-989-8293-46-6

Visite o site dedicado a este livro: http://www.liturgia.pt/edrel/

Mais detalhes

45,00€ com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

APRESENTAÇÃO 


Há muito que se pensava na publicação dum volume com os principais documentos da reforma litúrgica. Em 1998 publicámos o Enquirídio dos Documentos da Reforma Litúrgica [EDREL] na intenção de servir em primeiro lugar os professores e alunos de liturgia, e de maneira mais alargada a pastoral litúrgica a todos os níveis. Dezasseis anos volvidos sobre a primeira edição, entretanto esgotada, foi com alegria e sentido de serviço à Santa Mãe Igreja e à sua Liturgia, que preparámos esta segunda edição. 

É sabido que, após a promulgação da Constituição Sacrosanctum Concilium, teve início uma grande reforma da liturgia romana, concretizada nos livros litúrgicos actuais e nas muitas centenas de documentos, publicados numa primeira fase pelo «Consilium» e posteriormente pela Congregação do Culto Divino. 

O acesso aos livros litúrgicos não é difícil. Basta procurá-los, por exemplo, em cada igreja paroquial. Mas já não pode dizer-se o mesmo em relação a outros documentos, dispersos por várias publicações, e alguns deles nunca traduzidos nem publicados entre nós. O Enquirídio vem proporcionar o seu conhecimento, facilitar a leitura e tornar mais cómoda a consulta, pois reúne, num único volume, a documentação fundamental da reforma. 

Dada a extensão dos documentos, e para tornar mais fácil o modo de os citar e a procura dos temas, pôs-se uma numeração seguida à margem e organizou­-se um índice analítico que esperamos venha a ser uma boa ajuda na consulta do Enquirídio. 

Esta segunda edição tem diferenças tão grandes em relação à anterior, que bem se lhe pode chamar “nova”: 
a) os documentos vão ordenados por datas de publicação, desde a Constituição sobre a sagrada Liturgia, do Vaticano II (04-12-1963), à Exortação Apostólica A alegria do Evangelho, do Papa Francisco (24-11-2013); 
b) a primeira edição incluía noventa e dois títulos, a segunda duzentos e vinte e oito; 
c) os respectivos números de referência ao longo de todo o livro passaram de 3657 para 6874 e as páginas de 1184 para 2480; 
d) o texto de grande parte dos novos documentos foi expressamente traduzido ou preparado para esta edição; 
e) dada a importância que a Constituição Sacrosanctum Concilium tem para a Liturgia, fez-se uma nova tradução, simultaneamente fiel ao original e em linguagem agradável e clara; 
f) actualizaram-se os dados estatísticos referentes aos livros litúrgicos entretanto reeditados ou reimpressos, quer em latim quer em português; 
g) procurou melhorar-se a apresentação gráfica de cada página do novo Enquirídio; 
h) completou-se o índice analítico com as novas referências que se impunham, mas simplificando-as; 
i) eliminaram-se, por terem deixado de se justificar, as Tabelas de concordância entre a numeração do Edrel e do Edil. 

Resta-nos agradecer particularmente ao Padre Sebastião Faria, S.J., que traduziu grande parte dos novos textos seleccionados, ao Padre Pedro Lourenço Ferreira, OCD, Director do Secretariado Nacional de Liturgia, pela confiança que em nós depositou, ao colega que, de Roma, nos sugeriu a inclusão de documentos de interesse, mas que, por falta de atenção, teriam ficado esquecidos, e ao Delfim Machado, que paginou a obra e nela trabalhou com gosto e afinco inexcedível. 

Aos futuros leitores e utilizadores deste livro desejamos que nele encontrem respostas esclarecedoras ao que aí procurarem. A sua preparação deu-nos muito prazer, por pensarmos no serviço que poderá prestar aos que amam a Liturgia, a celebram, a estudam ou por ela se interessam. Foram precisos milhares de horas para levar a cabo este trabalho, na primeira e agora nesta segunda edição. A liturgia, que é actualização permanente das bênçãos de Deus Pai, exercício da função sacerdotal de Cristo (SC 7) e pedagogia com que o Espírito conduz o povo de Deus à santidade, merece tudo isso e muito mais. 

José de Leão Cordeiro 

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Enquirídio dos Documentos da Reforma Litúrgica

Enquirídio dos Documentos da Reforma Litúrgica

(2ª edição – Revista e aumentada)

Formato: 145X210 mm

2480 páginas

ISBN 978-989-8293-46-6

Visite o site dedicado a este livro: http://www.liturgia.pt/edrel/