Bênçãos da Família Ver maior

Bênçãos da Família

Novo produto

Formato: 110X168 mm

208 páginas

ISBN 978-972-8286-90-3

Mais detalhes

5,00€ com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

Este livro de BÊNÇÃOS DA FAMÍLIA transcreve todo o seu conteúdo do Ritual da Celebração das Bênçãos, que foi promulgado pela Congregação do Culto Divino em 1984 e publicado em Portugal em 1991. 

Na origem da bênção está a consideração de Deus como único e sumo bem, que fez tudo bem feito e continua a encher de bênçãos as suas criaturas. Bendizer a Deus é louvá-l’O pelas maravilhas da criação e pelas maravilhas, ainda maiores, da sua misericórdia para com os homens. 

Quando se referem a Deus, as bênçãos exaltam a bondade divina; quando se referem aos homens, comunicam os benefícios de Deus; quando se dirigem às coisas criadas, invocam o poder, a misericórdia e a bondade de Deus, que as colocou ao serviço dos homens. 

As bênçãos são acções litúrgicas da Igreja e devem, por isso, ter a participação dos fiéis. 
O ministério da bênção é um exercício particular do sacerdócio de Cristo e pode ser exercido: pelo Bispo nas celebrações que dizem respeito a toda a comunidade diocesana; pelos Presbíteros, quando as bênçãos se referem à comunidade paroquial; pelos Diáconos, como auxiliares dos Bispos e do seu presbitério; pelos Acólitos e Leitores, a quem, por desempenharem uma função peculiar na Igreja, se concede, de preferência aos outros leigos, a faculdade de dar algumas bênçãos, a juízo do Bispo; e também pelos Leigos, homens e mulheres, em virtude do sacerdócio comum de que foram dotados no Baptismo e na Confirmação, ou pelo próprio cargo (como os pais em relação aos filhos), ou porque exercem um ministério extraordinário ou outras funções peculiares na Igreja, como os Religiosos ou os Catequistas, a juízo do Bispo. 

Aos Leigos pertence exercer este ministério apenas nalgumas bênçãos, com os ritos e as fórmulas para eles previstas, e sob certas condições. 

Quando está presente um sacerdote ou diácono, deve ceder-se-lhe a presidência. 

Este livro seleccionou do Ritual da Celebração das Bênçãos os ritos das celebrações que também podem ser utilizados por um leigo, e excluiu todos aqueles que são próprios só do Bispo ou do Presbítero. 

As bênçãos aqui apresentadas abrangem uma grande variedade de acontecimentos importantes relacionados com a família. Daí a escolha do título. 

Efectivamente, nele encontramos bênçãos que se referem às pessoas (10), ou aos edifícios e actividades dos cristãos (8), ou se destinam a diversas circunstâncias (2). 

Entre as primeiras contam-se as bênçãos da família, dos esposos, das crianças, dos filhos, dos noivos, da mulher antes e depois do parto, das pessoas idosas, dos enfermos, dum grupo reunido para a oração e daqueles que vão partir de viagem. 

Vêm a seguir as bênçãos de uma casa, de tudo o que se relaciona com as deslocações humanas, de alguns instrumentos técnicos ou de trabalho, dos animais, dos campos, dos frutos novos e da mesa. 
Aparecem, por fim, as bênçãos de acção de graças pelos benefícios recebidos e as bênçãos para as diversas circunstâncias. 

A estrutura da celebração é simples: ritos iniciais, proclamação da palavra de Deus, louvor da bondade divina, petição do auxílio celeste, oração de bênção e conclusão. 

Permita Deus que este livro de bênçãos possa auxiliar as famílias a tornarem-se cada vez mais o santuário doméstico da Igreja.

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Bênçãos da Família

Bênçãos da Família

Formato: 110X168 mm

208 páginas

ISBN 978-972-8286-90-3