Martirológio Romano Ver maior

Martirológio Romano

Novo produto

35,00€ com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

Apresentação

 

O Martirológio Romano é um livro litúrgico que contém o elenco dos Santos e Beatos honrados pela Igreja Católica Romana. O nome sugere uma lista de mártires, mas na verdade inclui todo o santoral. A tradição de guardar a memória daqueles que morriam por causa da sua fé, os mártires, vem dos primeiros tempos do cristianismo, em que cada igreja tinha o seu Martirológio, onde se anotava o dia da passagem dos mártires à vida eterna, chamado «dies natalis». O dia da morte passou a ser o dia da celebração anual da sua memória. O Martirológio foi incluído entre os livros utilizados nas celebrações litúrgicas para prestar o culto digno da Santíssima Trindade (cf. Preliminares, 20 e 27).

A celebração dos cinquenta anos da Constituição do II Concílio Ecuménico do Vaticano sobre a Sagrada Liturgia «Sacrosanctum Concilium» (4-12-1963) tem, nesta edição do Martirológio Romano, um monumento digno da reforma litúrgica em Portugal. De facto, não existia uma tradução portuguesa deste livro, cuja primeira edição latina data de 1586 e foi várias vezes corrigido e aumentado até 1960. A Constituição conciliar pediu que «as paixões ou vidas dos Santos sejam restituídas à verdade histórica» (n. 92 c). Foi necessário submeter ao critério da investigação histórica os nomes e os elogios dos Santos inscritos no Martirológio e inscrever os Santos e Beatos declarados desde a última edição. O livro está ordenado segundo os dias do calendário. Para cada nome há o chamado elogio, que consta de uma breve nota sobre a data e o lugar da morte, o título canónico, a actividade que desenvolveu, e algumas notas sobre a sua espiritualidade e factos relevantes da vida e obra.

A presente edição está conforme a segunda edição típica latina de 2004, e vai enriquecida com os novos Santos e Beatos até Junho de 2013. Apesar desta actualização, o Martirológio não se apresenta como um catálogo completo de todos os que gozam da visão de Deus, mas um elenco das memórias da Virgem Santa Maria, dos Anjos e dos fiéis actualmente incluídos no culto da Igreja universal ou particular ou de alguma família religiosa (cf. Preliminares, 28). A lista dos Santos e Beatos, portanto, não é exaustiva, nem apresenta elogios extensos (cf. Preliminares, 27).

Recomendamos o uso deste livro litúrgico, de acordo com o rito proposto pela Igreja, tendo sempre em conta que «os elogios dos Santos de cada dia devem ser lidos sempre no dia precedente» (Preliminares, 35), e «é louvável que a leitura do Martirológio se faça no coro ou no presbitério, mas sempre fora da celebração da Santa Missa» (Preliminares, 36).

 

Viana do Castelo, 13 de Junho de 2013
+ Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira
Bispo de Viana do Castelo
Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade

Visite a página dedicada a este livro: http://www.liturgia.pt/martirologio

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Martirológio Romano

Martirológio Romano

Formato: 170X243 mm

780 páginas

ISBN 978-989-8293-36-7

Visite a página dedicada a este livro: http://www.liturgia.pt/martirologio