Canto Perene – III Ver maior

Canto Perene – III

Novo produto

Solenidades e festas do Senhor

Música: António Ferreira Santos

Formato: 160X200 mm

512 páginas

ISBN 978-972-8286-93-4

Mais detalhes

15,00€ com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

Conheça melhor o livro »

Eis o Terceiro Volume. 

Depois de referir a atmosfera em que me quis movimentar ao compor o Canto Perene, gostaria de apontar algumas perspectivas de ordem pastoral, que estiveram presentes no horizonte dos meus objectivos: 

1. As melodias compostas procuraram ser fiéis ao conteúdo espiritual dos textos e ter em conta o tempo litúrgico em que serão executadas. Desse modo, as assembleias serão, pensamos, mais tocadas e atingidas no seu interior, para, desse modo, viverem liturgicamente o Canto das Horas. O ensaiador terá em conta esta consideração. 

2. Como as antífonas dos Cânticos Evangélicos dos Domingos e Solenidades são perícopes do Evangelho, tentei dar a cada melodia um lançamento, o mais possível coral, a fim de que as antífonas musicadas possam ser usadas, também, na formação catequética do Povo de Deus, nas suas variadas modalidades, nas Celebrações da Palavra e, até, com Cânticos de Comunhão: Pão da Palavra – Pão Eucarístico. A forma coral parece indicada para as hipóteses referidas. 

3. Sem deixar de me preocupar com a correcção técnica da mera escrita musical, procurei fazer coincidir a tessitura da melodia composta dentro dos parâmetros do chamado registo médio vocal, para que a execução das melodias seja, à partida, acessível a qualquer tipo de voz. Mais de noventa por cento das melodias compostas respeitaram esse critério. 

4. As preocupações atrás referidas são para mim mais importantes do que as de tornar as melodias agradáveis ao ouvido, embora nunca tenha subestimado esse aspecto. Sou de opinião que o que é facilmente apreendido, raramente entra, para ficar, no santuário da profundidade orante do ser humano, pelo contrário, depressa se dilui e desaparece. 


P. Ferreira dos Santos

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Canto Perene – III

Canto Perene – III

Solenidades e festas do Senhor

Música: António Ferreira Santos

Formato: 160X200 mm

512 páginas

ISBN 978-972-8286-93-4