Salmos Responsoriais – Organista
  • Salmos Responsoriais – Organista

Salmos Responsoriais – Organista

17,50 €
Com IVA

Música de Padre Manuel Luís

Harmonizações de Padre António Cartageno

Formato: 297X210 mm

240 páginas

ISBN: 978-989-8877-57-4
ISMN: 979-0-707721-05-6

3ª edição corrigida e aumentada. Foram incluídos dois Salmos: o do 2º domingo da Quaresma, Ano A e um salmo responsorial alternativo para a Solenidade de Todos os Santos.

ERRATA: 1 Novembro

Quantidade

Nota Introdutória à 3ª edição

Este livro nasceu em 1997, da constatação de que era preciso ajudar os organistas das paróquias de Portugal a acompanhar bem – com correcção harmónica – as melodias dos salmos escritas pelo saudoso P. Manuel Luís imediatamente após o Concílio Vaticano II. De facto, estes salmos não são, geralmente, fáceis de acompanhar, até pelo carácter modal de grande parte deles.

Ainda como estudante em Roma e depois já regressado a Portugal, com o aval do Cónº José Ferreira, fui fazendo aos poucos e maturando o trabalho e ousei então apresentar esta proposta que, felizmente, teve uma boa receptividade junto dos interessados, a ponto de, três anos depois, no ano 2000, se ter publicado a segunda edição, já com algumas pequenas correcções.

Agora, passados vinte anos sobre a segunda, surge esta terceira edição, de que verdadeiramente se pode dizer, corrigida e aumentada. Corrigida, num ou outro pormenor técnico, ajustando mais o acompanhamento a uma escrita organística, eliminando alguma gralha de cópia, retocando um ou outro texto, melhorando um ou outro detalhe da condução das vozes, etc. Aumentada, porque foram incluídos dois Salmos que vêm no Livro do Salmista mas que faltavam no Livro do Organista: o do 2º domingo da Quaresma, Ano A e um salmo responsorial alternativo para a Solenidade de Todos os Santos, com um texto ligeiramente diferente do primeiro mas uma melodia completamente diferente. Ficam, assim, os dois para o Dia 1 de Novembro, dando às comunidades a oportunidade de escolha.

Nestes vinte e dois anos muita coisa mudou no panorama da música sacra de Portugal. Houve uma grande e interessante produção musical em vários domínios, nomeadamente no do Salmo Responsorial. E ainda bem. A variedade é sempre bem-vinda, desde que não se sacrifique a qualidade. Nisso, muitos dos Salmos Responsoriais do P. Manuel Luís continuam a ser uma referência entre nós. É, pois, oportuna esta terceira edição do Livro do Organista, já que se encontrava esgotada a segunda edição.

Que esta obra continue a cumprir o seu papel pedagógico junto dos organistas, “para maior glória de Deus e santificação dos fiéis”.

 

Beja, 12 de Janeiro de 2020

P. António Cartageno

Downloads