Cânticos da Assembleia Cristã Ver maior

Cânticos da Assembleia Cristã

Novo produto

Música: P. Manuel Luís

Formato: 148X210 mm

576 páginas

ISBN 978-972-8286-80-4

Mais detalhes

20,00€ com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

Conheça melhor o livro »

O Pe. Manuel Luís e a sua obra 

Desde cedo, o Pe Manuel Luís se exprimiu pela música, especialmente pelo canto; este é expressão de algo que se sente e a quem não basta para se exprimir um texto que se diga, de sorte a atingir a inteligência, mas que se cante, onde a voz vai ser a expressão do coração. 
O Pe Manuel Luís tinha uma grande sensibilidade que, inspirada pela fé – que nele era grande – encontrou na Palavra de Deus campo largo para fazer música, e, por isso, a fez e escreveu como meio de levar aos outros a possibilidade de a cantarem. 


A época em que teve a possibilidade de o fazer coincidiu com o renascimento da própria vida litúrgica da Igreja, em ligação com o Concílio Vaticano II. 


Os textos para a liturgia eram agora, em grande parte, novos, ou resultado de nova organização litúrgica, e ainda na língua do povo, o que vinha exigir também criação de músicas novas. 


Era ainda perspectiva fundamental do Concílio em relação à liturgia que esta fosse não só para o povo de Deus, mas realizada pelo povo de Deus na medida em que isso lhe competia. 

Assim, em concreto, no que diz respeito ao canto na celebração era necessário compor cânticos novos. Foi o que o Pe Manuel Luís se propôs fazer, tendo sempre em vista a participação activa dos fiéis na celebração litúrgica. 


A tentativa de oferecer ao povo de Deus material para ele poder participar na liturgia pelo canto vinha já de longe. Tudo o que se costuma chamar canto popular aí está a comprová-lo, com mais ou menos felicidade conforme as épocas da história. Mas também o movimento litúrgico, antes mesmo das grandes reformas posteriores ao Concílio, procurou responder a cada um dos tempos litúrgicos com cânticos condizentes com esses tempos. 


Foi nesse sentido que o Pe Manuel Luís chegou a publicar alguns cadernos de cânticos, muitos dos quais, ainda hoje válidos, integram agora esta colecção. São eles: 
1. Dez cânticos sobre os salmos 
2. Eucaristia (para diversos momentos da Missa) 
3. Cântico de glória (Advento, Natal e Epifania) 
4. Cânticos Quaresmais 
5. Cânticos a Nossa Senhora 
6. Missa Responsorial 
7. Ladainha dos Santos 


Grande parte destes cânticos, depois de actualizados, vão agora aqui incluídos nesta nova recolha, que se pretende seja o mais completa possível. Houve o cuidado de coligir tudo o que o seu autor deixou composto, por vezes até sem intenção expressa de o vir a publicar, por até nem todos terem podido ser revistos por ele, como desejava fazer. 


Neste ponto, foi seguido o critério do Evangelho, que o Senhor enunciou aos discípulos depois da multiplicação dos pães, quando lhes disse: “Colligite quae superaverunt fragmenta ne pereant” (Jo 6,12) (reuni as sobras para que nada se perca). 


Das colecções acima referidas sob os números 1 a 7 que chegaram a ser impressas, muitos exemplares já não foram distribuídos, porque entretanto veio o Concílio Vaticano II e a subsequente reforma da liturgia, e o autor já não os tinha em distribuição, por os julgar ultrapassados pelas circunstâncias. Grande parte desses cânticos vão aqui incluídos nesta colecção; mas poderão ainda ser procurados se se julgar oportuno, como também se podem encontrar fotocópias de vários dos originais cuidadosamente conservados. 


O Pe Manuel Luís teve ainda a feliz oportunidade de encontrar, para os textos não bíblicos, o Dr. Fernando Melro, o poeta de inspiração cristã de larga produção poética, próxima ao mesmo tempo da linguagem do povo e da da liturgia, que muito veio enriquecer o elenco dos cânticos desta colecção. 


Esta publicação será, assim, a melhor homenagem que justamente, embora tardiamente, lhe era devida. 

Pe. José da Costa Ferreira

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Cânticos da Assembleia Cristã

Cânticos da Assembleia Cristã

Música: P. Manuel Luís

Formato: 148X210 mm

576 páginas

ISBN 978-972-8286-80-4