Introduções aos salmos e cânticos de Laudes e vésperas Ver maior

Introduções aos salmos e cânticos de Laudes e vésperas

Novo produto

Formato: 111X170 mm

208 páginas

ISBN 972-603-49-X

Mais detalhes

4,00€ com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

Este livro pretende ser uma ajuda simples e prática. Não inclui o texto dos salmos e dos cânticos, mas apenas as respectivas introduções. Tem como destinatários os fiéis e as comunidades cristãs que, ao longo das quatro semanas de cada mês, rezam ou cantam Laudes e Vésperas. 

Vem na sequência do Saltério Litúrgico, publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, e surge como resposta ao que se diz na Instrução Geral sobre a Liturgia das Horas acerca de três elementos que muito contribuem para compreender os salmos e os cânticos: o título, a sentença e a antífona que os precedem (cf. IGLH 110). É à volta desses três elementos que se desenvolve o comentário. As suas três partes são praticamente iguais em extensão. Pela sua importância, o título, a sentença e a antífona vão impressos a negro e itálico. 

A primeira parte da introdução centra-se no título (TIT.) e põe em relevo o sentido histórico do salmo ou do cântico e o seu valor para a vida do crente e da comunidade de Israel (cf. IGLH 111). A segunda ajuda a descobrir, com o auxílio dasentença tirada do Novo Testamento ou dos Santos Padres (SEN.) , o sentido cristológico do salmo ou do cântico (cf. IGLH 111). A terceira põe em relevo a antífona (ANT.) e dá a esta parte carácter mais pastoral e celebrativo (cf. IGLH 113). 

Quem vier a servir-se destas introduções deve fazê-lo com grande liberdade. Algumas vezes poderá optar-se pela leitura integral das suas três partes. Mas, regra geral, será melhor utilizar apenas uma delas, deixando as outras duas para os dois meses seguintes. As introduções nunca são iguais, pelo que está assegurada uma grande variedade. Para os salmos e cânticos que se rezam duas ou quatro vezes num mês, há respectivamente duas ou quatro introduções diferentes. 

Fazem ainda parte deste livro de introduções aos salmos e cânticos de Laudes e Vésperas dois outros elementos: um excerto do comentário aos salmos (COM.) de Santo Agostinho (que poderá utilizar-se quer como introdução ao salmo quer como sua conclusão, quando se julgar oportuno) e uma colecta sálmica (COL.), sempre diferente, para cada salmo e cântico. A função das colectas é ajudar quem recita os salmos e os cânticos a entendê-los num sentido predominantemente cristão. Podem utilizar-se da seguinte maneira: terminado o salmo ou o cântico, após uns momentos de silêncio, reza-se a colecta, como que a resumir os afectos de quem salmodia e a concluir a oração (cf. IGLH 112). 

Possa este subsídio litúrgico, publicado no Jubileu do Ano 2000, ajudar os cristãos a «adquirir uma formação bíblica o mais rica possível, sobretudo quanto aos salmos, e a aprender também a maneira de fazer da salmodia a sua oração pessoal» (IGLH 102). 


José de Leão Cordeiro

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Introduções aos salmos e cânticos de Laudes e vésperas

Introduções aos salmos e cânticos de Laudes e vésperas

Formato: 111X170 mm

208 páginas

ISBN 972-603-49-X