Cerimonial dos Bispos Ver maior

Cerimonial dos Bispos

Novo produto

(2ª edição)

Formato: 165X235 mm

400 páginas

ISBN 978-989-8293-05-03

Mais detalhes

20,00€ com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

Conheça melhor o livro »

A presente segunda edição em língua portuguesa do Cerimonial dos Bispos regista, em relação à primeira edição de 1990, as mudanças entretanto inseridas na segunda reimpressão da edição típica latina Caerimoniale Episcoporum (de 1995). Além de ligeiras modificações no texto, a principal novidade diz respeito ao novo ordenamento dos ritos das Ordenações (V Parte, Capítulo II, nn. 478-797) que, ao inverso da anterior, começa pela Ordenação do Bispo, seguida dos Presbíteros e dos Diáconos (a mesma ordem da segunda edição típica do Pontifical Romano da Ordenações de 1989, e da correspondente tradução portuguesa de 1992). 

Nesta ordem, sobressai mais o lugar e a responsabilidade do Bispo na Igreja a que preside, preconizados pelo II Concílio do Vaticano, nomeadamente acerca do múnus de santificar: “Os Bispos gozam da plenitude do Sacramento da Ordem e deles dependem, no exercício do seu poder, tanto os presbíteros – que foram consagrados verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento, para serem colaboradores providentes da Ordem Episcopal – como os diáconos, ordenados para servir o povo de Deus, em união com os Bispos e com o seu presbitério. Os Bispos, portanto, são os principais administradores dos mistérios de Deus e os moderadores, promotores e guardas de toda a vida litúrgica da Igreja que lhes foi confiada” (Christus Dominus, n. 15). 

Esta publicação – que surge no decurso do Ano Sacerdotal, proclamado por Sua Santidade Bento XVI para o 150º aniversário do falecimento de S. João Maria Vianey – é uma providencial coincidência que vem reforçar o seu significado. O Bispo é, na sua Igreja Diocesana, quem mais participa do único Sacerdócio de Cristo, mas em comunhão ministerial com o seu presbitério.

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Cerimonial dos Bispos

Cerimonial dos Bispos

(2ª edição)

Formato: 165X235 mm

400 páginas

ISBN 978-989-8293-05-03