Todas as minhas fontes estão em ti

Novo produto

A Eucaristia: fonte da nossa vida e da nossa missão cristã

Autor: Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais
Formato: 148X210 mm
88 páginas
ISBN 978-989-8877-44-4
1ª edição – Abril de 2019

Subsídio de preparação para o 52° Congresso Eucarístico Internacional: Budapeste (Hungria), 2020

Mais detalhes

4,00€ com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

Apresentação da edição portuguesa

Apresentamos, com esperança e alegria, a tradução em língua portuguesa do texto italiano, publicado pelo Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos, acerca das Reflexões teológicas e pastorais para a preparação do 52º Congresso Eucarístico Internacional a realizar em Budapeste, de 13 a 20 de Setembro de 2020. O Congresso tem como tema: «Todas as minhas fontes estão em ti»(Sl 87,7). A Eucaristia, fonte da vida e da missão da Igreja.

Este texto preparatório para todas as Dioceses do mundo articula-se em oito capítulos, com uma introdução geral: 1 – “Em Ti está a fonte da Vida”; 2 – A Eucaristia, fonte da vida cristã; 3 – A Eucaristia no Concílio Vaticano II; 4 – A celebração da Eucaristia, fonte e cume da vida eclesial; 5 – A Eucaristia, fonte da transformação das coisas criadas; 6 – A Eucaristia, fonte da santidade; 7 – A Eucaristia, fonte da missão e do serviço; 8 – Ave verum corpus natum de Maria Virgine.

Decidimos ainda inserir o discurso que o Papa Francisco dirigiu no dia 10 de Novembro de 2019 à Assembleia Plenária do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, onde estiveram os delegados nacionais designados pelas Conferências Episcopais aos Congressos Eucarísticos Internacionais.

O Papa convidou os participantes a promoverem uma cultura eucarística, onde se evidenciem as atitudes da comunhão, do serviço, da misericórdia, «capaz de inspirar os homens e as mulheres de boa vontade nos domínios da caridade, da solidariedade, da paz, da família, do cuidado da criação».

A partir do Salmo 87, que canta com entusiasmo a grandeza de Jerusalém, mãe de todos os povos, o misterioso prodígio da fonte, que é “dançado e cantado” conduz-nos, ao mesmo tempo, ao território bíblico largamente desértico, onde a água faz a diferença entre a vida e a morte. Por isso, as fontes são o sinal da presença de Deus.

A Liturgia, sobretudo a Eucaristia, é apresentada no Concílio Vaticano II como «cume e fonte da vida eclesial» (SC 10). São João XXIII gostava de aplicar à Liturgia a imagem da fonte: «ela é como que a fonte da aldeia, na qual todas as gerações vêm beber a água sempre viva e fresca». É também um ponto culminante, porque toda a actividade da Igreja tende para a comunhão de vida com Cristo, sendo na Liturgia que a Igreja manifesta e comunica aos fiéis a obra da Salvação, realizada por Cristo de uma vez para sempre.

Na verdade, entre as várias formas de culto da Santíssima Eucaristia surgiram os Congressos Eucarísticos, «que nos últimos tempos foram introduzidos na vida da Igreja como manifestação peculiar do culto eucarístico, e devem ser considerados como uma “estação” para a qual uma comunidade convida toda a Igreja local, ou uma Igreja local convida as outras Igrejas duma região ou nação, ou até as de todo o mundo,  a fim de, em conjunto, reconhecerem mais profundamente o mistério da Eucaristia sob algum aspecto, e lhe prestarem um culto público nos laços da caridade e da união» (Ritual Romano, Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, 109).

Desejamos uma boa preparação do 52.º Congresso Eucarístico Internacional a realizar em Budapeste, para que seja um autêntico sinal de fé, de esperança e de caridade para a Europa e para todo o mundo, porque a Eucaristia é sacramento que forma o corpo eclesial e é «fonte e centro de toda a vida cristã» (LG 11).

 

+ José Manuel Garcia Cordeiro
Bispo de Bragança-Miranda
Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade
Delegado da CEP para os Congressos Eucarísticos Internacionais

 

 

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Todas as minhas fontes estão em ti

Todas as minhas fontes estão em ti

A Eucaristia: fonte da nossa vida e da nossa missão cristã

Autor: Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais
Formato: 148X210 mm
88 páginas
ISBN 978-989-8877-44-4
1ª edição – Abril de 2019

Subsídio de preparação para o 52° Congresso Eucarístico Internacional: Budapeste (Hungria), 2020