Vinde à nascente das águas

Novo produto

Itinerário espiritual para as famílias

Autor: Carlos Aquino

Tamanho:135X190mm
N.º de páginas: 320
ISBN 978-989-8877-55-0
1ª edição: Dezembro de 2019

Colecção: Louvor das criaturas – 3

Este livro procura ser um contributo para orientar e enriquecer diversos momentos de oração das famílias. 

Mais detalhes

7,00€ com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

Apresentação

Na Exortação Apostólica sobre a Família cristã intitulada Familiaris Consortio, de 22 de novembro de 1981, o Papa São João Paulo II ao falar da participação da Família na vida e na missão da Igreja, valorizou a sua identidade e missão como comunidade crente e evangelizadora, sublinhou a importância do seu diálogo com Deus e o lugar relevante que deve ocupar a oração no seio familiar. Referiu particularmente:«A oração familiar tem as suas características. É uma oração feita em comum, marido e mulher juntos, pais e filhos juntos. (…) Tem como conteúdo original a própria vida da família, que deve ser, em todas as fases, interpretada como apelo de Deus a uma resposta filial. (…) A dignidade e a responsabilidade da família cristã como Igreja doméstica só podem, pois, ser vividas com a ajuda incessante de Deus, que não faltará, se implorada com humildade e confiança na oração»(FC 59); «Em virtude da sua dignidade e missão, os pais cristãos têm o dever específico de educar os filhos para a oração, de os introduzir na descoberta progressiva do mistério de Deus e no colóquio pessoal com Ele»(FC 60).

Mais recentemente o Papa Francisco na Exortação Apostólica Pós-Sinodal de 19 de março de 2016 sobre o amor na família, a Amoris Laetitia, aborda algumas perspetivas pastorais referindo de modo apelativo: «Nós, pastores, devemos animar as famílias a crescerem na fé. Para isso é bom incentivar a confissão frequente, a direção espiritual, a participação em retiros. Mas há que convidar também a criarem espaços semanais de oração familiar, porque a família que reza unida permanece unida»(AL 227).

Acolhendo os desafios lançados pelo magistério da Igreja e pela nobre simplicidade e harmonia da liturgia com a piedade popular, este livro procura ser um contributo para orientar e enriquecer diversos momentos de oração das famílias. Oferece uma proposta de oração para o Domingo, Dia do Senhor, da Igreja e da Família, que acompanha o ciclo do Ano Litúrgico. São momentos de oração que envolvem toda a família e inspirados numa leitura orante da Palavra da Sagrada Escritura. Propõem muitas vezes uma simbólica que pode contribuir para tornar mais percetível a mensagem que importa acolher e saborear. Propõe outro conjunto de celebrações e momentos de oração a serem realizados em família onde se valoriza a boa relação da liturgia com a piedade popular. Estas propostas são flexíveis podendo mesmo ser adequadas consoante a realidade familiar.

O objetivo é propor um tempo diferente e fecundo para a Família. Um tempo de paragem, de encontro e de contemplação do Mistério. Um tempo de festa e celebrativo realizado em casa onde se partilha a vida e os afetos, o pão e a fé, onde os filhos crescem amparados pelo amor dos seus pais e avós, e assim, a família se edifica, verdadeiramente, como uma comunidade de vida, de amor e de fé. Um tempo para crescimento espiritual onde se fortaleça a fé, a esperança e o amor. Um tempo para amar a família e encontrar o caminho para a felicidade.

Agradecemos com viva cordialidade ao padre Carlos Aquino por mais esta colaboração às famílias cristãs a fim de darem mais firmeza à sua identidade e incentivá-las a anunciarem com alegria o Evangelho, Boa Notícia de Deus para todo o mundo e para todas as famílias.

+ José Manuel Garcia Cordeiro
Bispo de Bragança-Miranda
Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade

 

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Vinde à nascente das águas

Vinde à nascente das águas

Itinerário espiritual para as famílias

Autor: Carlos Aquino

Tamanho:135X190mm
N.º de páginas: 320
ISBN 978-989-8877-55-0
1ª edição: Dezembro de 2019

Colecção: Louvor das criaturas – 3

Este livro procura ser um contributo para orientar e enriquecer diversos momentos de oração das famílias.