Cânticos para o Culto Eucarístico
  • Cânticos para o Culto Eucarístico

Cânticos para o Culto Eucarístico

5,00 €
Com IVA

Formato: 148X210 mm

112 páginas

ISBN 978-989-8293-26-8

Quantidade

Índice do livro » 

Apresentação

A Igreja recomenda a devoção à santíssima Eucaristia, «uma vez que o Sacrifício eucarístico é a fonte e o vértice de toda a vida cristã»1. Em ordem à promoção da vida cristã, ou seja, a vida em Cristo, a Eucaristia ocupa um lugar único e não se limita à celebração da Missa, mas estende-se ao «culto das sagradas espécies, que se conservam depois da Missa para prolongar a graça do sacrifício»2. 

A liturgia da Igreja organiza o culto eucarístico fora da Missa mediante um ritual próprio. Neste se encontram os ritos da sagrada Comunhão fora da Missa, do sagrado Viático e das várias formas de culto da santíssima Eucaristia. A exposição e a adoração da Eucaristia deram origem a um rico património musical que convém promover, de acordo com a doutrina da Igreja: «Durante a exposição, ordenem-se de tal modo as orações, os cânticos e as leituras, que os fiéis, entregues à oração, estejam unidos a Cristo Senhor. A fim de alimentar uma oração mais íntima, façam-se leituras da sagrada Escritura com homilia, ou exortações breves, que levem a uma melhor estima do mistério eucarístico. Convém igualmente que os fiéis respondam à Palavra de Deus com cânticos»3. 

O Serviço Nacional de Música Sacra reuniu um conjunto de cânticos que pode ajudar a celebrar o culto eucarístico. Recupera uma série de cânticos que a tradição consagrou ao culto eucarístico, tanto em latim como em português. Esta colectânea não é exaustiva nem definitiva, mas uma proposta muito variada para responder às diferentes celebrações previstas no ritual. 

Fazemos votos para que estes cânticos eucarísticos, expressão da fé da Igreja, contribuam para uma renovação e promoção do culto eucarístico fora da Missa. 


D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira 
Bispo de Viana do Castelo