- Novo
Criação: Avelino Leite
Execução: Domingos Guedes, Lda.
Tamanho: 220X220 mm
N.º de páginas: 32
ISBN 978-989-9288-06-5
Prefácio de D. Américo Aguiar, Cardeal
Este livro é uma celebração artística e espiritual da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Reúne, em desenho e imagem, o processo de criação das alfaias litúrgicas que marcaram as celebrações eucarísticas do encontro mundial dos jovens com o Papa.
Prefaciado pelo Cardeal Américo Aguiar, o volume reflete a beleza, a simplicidade e o simbolismo que caracterizaram cada peça – cálice, píxide, cruz processional, custódia, férula, asterisco, lanternas, lavanda, galhetas e turíbulo – concebidas pelo pintor Avelino Leite e executadas com mestria pela oficina Domingos Guedes, Lda.
Nas formas e nos materiais reflete-se a força da fé e a alma de Portugal, unindo tradição, arte e liturgia. As fotografias documentam este percurso criativo e espiritual, transformando o livro num testemunho duradouro da fé e da beleza vivida na JMJ Lisboa 2023.
Com Imprimatur de D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, esta edição é um tributo à arte sacra portuguesa e à comunhão universal da Igreja reunida em torno da Eucaristia.
Começo por agradecer reconhecido, o convite que me foi feito pelo meu irmão no Episcopado, Sr. D. José Cordeiro, para prefaciar este livro, que nos ajuda a fazer memória dum tempo inesquecível na vida de todos nós, a nossa Jornada Mundial da Juventude.
Digo nossa, porque o tempo mostra-me cada vez com maior nitidez que a Jornada, apesar de ter acontecido em Lisboa, só foi possível graças ao empenho, à dedicação, ao voluntariado e à oração do país inteiro. E nunca me cansarei de o dizer e de o agradecer.
Quando olho para as belas fotografias que dão corpo a este livro, recordo tantas famílias que cuidadosamente preparam a mesa de suas casas, para uma refeição de festa. Escolhem a toalha, o serviço que vão usar, as eventuais flores com que alegram a mesa. Assim acontece com a Mesa do Senhor. Cada altar que se prepara para celebrar a Eucaristia, é cuidado com o mesmo esmero. A toalha, as alfaias litúrgicas, as velas que iluminam o mistério da Eucaristia.
Neste sentido, cada Jornada Mundial da Juventude tem sempre um cuidado muito particular com a beleza e o cuidado dos altares. No nosso caso, rumámos ao Norte, ao encontro do mestre Avelino Leite e, como nos diz o poeta, o homem sonhou e a obra aconteceu.
Desejávamos beleza e simplicidade, impacto e discrição. Julgo que o conseguimos. As linhas puras dos cálices, a forma conseguida na píxide e a beleza do ostensório estão visíveis aos olhos de todos os que podemos agora recordar todo o caminho artístico que foi percorrido até chegarmos às peças finais.
Agora, espalhadas por tantos e tantos altares, são uma marca viva das celebrações extraordinárias que vivemos em Lisboa.
Assim Deus nos ajude a sermos testemunhas fiéis da Fé, da Esperança e da Caridade que nos encheu o coração e a alma naquele Verão de 2023. E que sejamos capazes de manter o cuidado que cada altar nos merece, com o mesmo amor com que uma família prepara a mesa da refeição para os seus.
+ Cardeal Américo Aguiar
Coordenador Geral do COL – Comité Organizador Local da JMJ LISBOA 2023