• Apenas online
  • Novo

Sementes de Evangelho – Ano A (eBook)

8,00 €
Com IVA

Livro digital no formato digital (PDF).

Ainda temos disponível o livro em formato de papel, caso pretenda pode adquiri-lo no seguinte link:

https://livros.liturgia.pt/subsidios/251-sementes-de-evangelho-ano-a.html

Para aceder ao conteúdo digital é necessário a instalação do software Flux Player (download gratuito).

Flux Player está disponível para Windows, Mac OSXIOSAndroidentre outros.

Depois de efetuar o pagamento, deverá abrir o "Flux Player" e autenticar-se, introduzindo os mesmo dados de acesso (email/password) usados no processo de compra da loja online do SNL.

Os eBooks vendidos na loja online do SNL utilizam o formato FlickRocket para proteção contra cópia e proteção de direitos de autor. Não é possível fazer a impressão total ou parcial nem copiar qualquer conteúdo dos ebooks.

A cópia do eBook fica permanentemente associada ao seus dados de acesso, pelo que é impossível a sua reutilização em outro cliente. Por este motivo, não existe a possibilidade de devolução de eBooks.

Quantidade

 

Security policy (edit with Customer reassurance module)

 

Delivery policy (edit with Customer reassurance module)

 

Return policy (edit with Customer reassurance module)

Apresentação

 

Imersos no tempo, somos habitados por um premente convite a superar o tempo. Começo, recomeço, conversão, repetição… são palavras que tomamos da sucessão de momentos, mas que se tornam alavancas para imergir no “Hoje” da salvação. O Hoje de Deus procura as nossas horas desde um constante advento, para uma escatologia latente, em tensão para a plenitude.

Através do ano litúrgico, a Igreja proporciona à nossa vida, marcada por ritmos temporais, ser visitada e fecundada pela vida de Deus, incorruptível e eterna, para ser uma comunhão permanente com Aquele que é o princípio e o fim, o Senhor do tempo e da história. E esta vivência, essencialmente Cristológica, está assente no Evangelho de cada Domingo, como um coração que lhe bombeia todo o dinamismo. Domingo após Domingo, a Palavra proposta pela Liturgia é um desafio a alargarmos as medidas do nosso coração às dimensões do amor divino.

Mas “a sua Palavra envolve-nos não só como destinatários da revelação divina, mas também como seus arautos” (VD 90) e rasga um imperioso caminho de anúncio. Foi em resposta a este desafio que nasceu a “Página de União” e, de vontades que recrutara, o Espírito Santo congregou este caudal de partilha em Igreja, em comunhão. Esta página, publicada semanalmente no jornal da Diocese de Bragança-Miranda Mensageiro de Bragança, traduziu-se por “sementes de vida” para muitas vidas.

O presente livro é um compêndio de textos debruçados sobre os Evangelhos propostos pelo ciclo Dominical do Ano A, percorrido na companhia de Mateus, o cobrador de impostos que se deixou fascinar e conquistar pelo Mestre de Nazaré.

O serviço da “Página de União” não é propriamente um trabalho, mas uma procura, não pretende ser uma explicação da Palavra de Deus, mais ou menos académica, doutrinal… teórica, mas o sublinhar a beleza das maravilhas que Deus opera e o de poder, ainda hoje, recontá-las com o encanto e a sedução de uma vida por elas tocada, por elas miraculada.

Com o objectivo de preparar a escuta do Evangelho da Esperança de cada Domingo, a estrutura adopta os pontos fundamentais de um percurso orante da Palavra de Deus: Palavra, reflexão, oração e vivência. É sobretudo fruto de uma laboração interior que se vai expandindo a todos quantos se dispõe a receber o Verbo. E “receber o Verbo significa deixar-se plasmar por Ele, para se tornar, pelo poder do Espírito Santo, conforme a Cristo, ao «Filho Único que vem do Pai» (Jo 1, 14).” (VD 50).

De todo o coração, agradecemos ao Padre José Fernando Caldas Esteves, actual Reitor do Pontifício Colégio Português em Roma e às Irmãs Maria José Diegues e Conceição Borges, das Servas Franciscanas Reparadoras, a inteira dedicação e disponibilidade da colaboração.

 

 

@ José Manuel Garcia Cordeiro

Bispo de Bragança-Miranda

 

Introdução

 

O presente livro intitula-se Sementes de Evangelho porque as palavras escritas pretendem ser um pequeno grão ao serviço do Evangelho, a alegre notícia, o feliz anúncio do Verbo que diz toda a Palavra de Deus.

O livro recolhe os artigos intitulados Sementes de Vida que apareceram no jornal “Mensageiro de Bragança”, durante o ciclo litúrgico do ano A. Estes artigos tiveram início em formato A4 chamados “Página de União”, como ajuda para a meditação da Equipa inter-paroquial 1 do movimento dos Casais de Santa Maria, de Viana do Castelo e que depois se foi difundindo por muitos outros leitores.

Estas páginas não pretendem ser um comentário elaborado ao Evangelho dominical, nem são uma recolha de homilias ou de catequeses. São simples textos que desejam fazer ressoar a beleza da Palavra de Deus. Trata-se daquela Palavra que toca a vida, que seduz e que dá esperança: o Deus revelado em Jesus de Nazaré faz ainda hoje florescer a existência.

A vida de Deus é narrada através da vida e do rosto de um homem, o de Jesus de Nazaré. No Evangelho está escrita a gramática da vida: as palavras e os gestos de Jesus, os seus silêncios e a sua humanidade são como letras que nos permitem descrever algumas sílabas do coração de Deus.

A paixão que move a vida do crente nasce na descoberta da beleza de Cristo, crucificado e ressuscitado por amor. A beleza é a força do coração, que arrasta atrás de si, que faz germinar peregrinos e torna as pessoas semelhantes ao coração daquele que procuram. Cada homem ou mulher torna-se naquilo que contempla com os olhos do coração. O cristão transfigura-se naquilo que reza. Contemplando o Evangelho ele é transformado por Jesus. Na escuta da Palavra amiga, aquela das confidências e da cumplicidade, brota sempre uma vida nova e bela.

Para saborear a força e a beleza da Palavra é necessário, por um lado, o desejo perseverante e amoroso das Escrituras; por outro lado, um ambiente de atenção capaz de escutar o que Deus nos sussurra no seu silêncio.

Nada há de mais frágil no mundo do que uma semente e, no entanto, nada há de mais repleto de futuro. Esquecida e escondida no terreno, a semente tem o potencial de realizar milagres e prodígios. O fundamental é brotar, fecundar, dar vida. As sementes mudam a vida por dentro, no essencial e fundamental, descurando retoques provisórios e externos. Até a mais pequena semente possui a força secreta da verdade, da bondade e da beleza.

Deus é o grande semeador da história e lança a sua semente confiante que, apesar de todos os obstáculos e riscos, ela produzirá fruto. Jesus é a semente do Pai, núcleo incandescente de perfumes e frutos de primavera, força de amor, capaz de quebrar a crosta árida de corações ressequidos.

Também nós somos semente de Deus, a semente que o semeador lançou às mãos cheias para que a terra floresça, seja mais bela e frutuosa: a nossa vida e a nossa história estão grávidas de ressurreição, de vida nova! Cada pessoa é semente de outra pessoa: cada um de nós é um passo pequeno no caminho para Deus, doce fruto para os outros: é Semente de Evangelho!

 

P.S. Nesta recolha queremos prestar homenagem a tantos mestres e autores que com os seus textos foram fonte de água viva e nos encantaram no serviço do Evangelho.

 

 

P. José Fernando Caldas Esteves

Ir. Maria da Conceição Afonso Borges

Ir. Maria José Diegues de Oliveira

 

0002-9BEA-5C52-B77E:17:NA:SE

Também poderá gostar