O Tríduo Pascal
  • O Tríduo Pascal
  • O Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal

5,00 €
Com IVA

Formato: 148X210 mm
192 páginas
ISBN 978-989-8293-14-5
2ª edição – Março de 2018

Índice do livro »

A primeira edição em livro data de 2012. Esgotadas estas edições, preparou-se esta nova edição, enriquecida com um Apêndice de textos escolhidos da Patrística e do Magistério da Igreja pós-conciliar: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Quantidade

APRESENTAÇÃO

Se o Mistério pascal é o dom mais precioso deixado por Cristo à sua Igreja, o Tríduo pascal é o coração desse Mistério. Inicia-se com a Missa da Ceia do Senhor, prossegue na Sexta-feira da Paixão e no Sábado Santo, tem o seu centro na Vigília pascal e termina nas Vésperas do Domingo da Ressurreição.

«O sagrado Tríduo da Paixão e Ressurreição do Senhor é o ponto culminante de todo o ano litúrgico, porque a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus foi realizada por Cristo especialmente no seu Mistério pascal, pelo qual, morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando restaurou a vida»[1].

Este subsídio pastoral é o resultado dos estudos apresentados no VIII Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, em 1982, e dedicado ao tema: “A Celebração do Mistério pascal: o Tríduo pascal”. A primeira publicação apareceu no Boletim de Pastoral Litúrgica, nn. 29-31 (Janeiro-Setembro) 1983. A primeira edição em livro data de 2012. Esgotadas estas edições, preparou-se esta nova edição, enriquecida com um Apêndice de textos escolhidos da Patrística e do Magistério da Igreja pós-conciliar: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

É de cada um destes momentos do Tríduo pascal que este livro vai falar de maneira simultaneamente profunda e acessível: Em louvor do Tríduo pascal; Reflectir e viver o Mistério pascal; O Mistério da Páscoa; A celebração da Páscoa ao longo dos tempos; Os dois primeiros dias do Tríduo pascal; A Vigília pascal; A Liturgia das Horas no Tríduo pascal; A música litúrgica nas celebrações do Tríduo pascal.

O aprofundamento do Mistério pascal é uma necessidade para aqueles que desejam descobrir sempre mais as raízes da sua fé. Se alguém quiser saciar-se de Deus, tem de voltar continuamente às fontes da salvação que brotaram do lado de Cristo aberto sobre a Cruz, e continuam a jorrar sobre o mundo depois da sua gloriosa Ressurreição.

Este livro, que retoma as comunicações feitas num Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica dedicado ao Tríduo pascal, pode constituir uma oportunidade para esse aprofundamento e para a descoberta de caminhos de renovação pastoral, sempre tão necessária nas assembleias e comunidades cristãs, mas quase nunca perfeitamente conseguida.

[1]     Normas Gerais sobre o Ano litúrgico e o Calendário, 18: EDREL 856.