- Novo
Redescobrir as origens e o sentido da celebração da Eucaristia
Conjunto de temas de reflexão com o objetivo de facultar aos Grupos Paroquiais e aos Movimentos de Apostolado algumas ferramentas para os integrar noutras iniciativas. Estes temas, fundamentados em textos bíblicos e desenvolvidos seguem o método da Lectio Divina.
Autores: Arquidiocese de Évora e Secretariado Nacional de Liturgia
Tamanho:148X210mm
N.º de páginas: 128
ISBN 978-989-9081-70-3
1.ª edição: novembro de 2023
Excerto e Índice »
De 31 de maio a 2 de junho de 2024 realizar-se-á em Braga o 5.º Congresso Eucarístico Nacional, sob o tema: «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (Lc 24,35)». Publicamos, com esperança e alegria, uma proposta de catequeses preparatórias elaboradas pela Arquidiocese de Évora e, ainda uma proposta a partir do texto-base para 53.º Congresso Eucarístico Internacional (IEC) a realizar em Quito, capital do Equador, de 8 a 15 de setembro de 2024. O 53.º IEC tem como tópico: «Fraternidade para curar o mundo. “Todos vós sois irmãos” (Mt 23, 8)».
Temas:
Tema 1: A “oblação de Melquisedec”
Tema 2: A celebração da Ceia judaica
Tema 3: O sangue da aliança
Tema 4: O alimento no deserto
Tema 5: Recordações do caminho: aprender com o passado
Tema 6: Jesus alimenta a multidão
Tema 7: Acreditar em Jesus, Pão da vida
Tema 8: A última ceia de Jesus
Tema 9: Lava-pés e Eucaristia
Tema 10: A Eucaristia, sacramento da unidade
Tema 11: Reconheceram Jesus ao partir o pão
Tema 12: A Eucaristia, fonte da missão dos crentes
Tema 13: O Domingo, dia do senhor e senhor dos dias
Tema 14: O Domingo, dia de Cristo ressuscitado
Tema 15: A Eucaristia, fonte de partilha e solidariedade
Tema 16: As núpcias do Cordeiro
Tema 17: Fraternidade para curar o mundo
Apresentação
De 31 de maio a 2 de junho de 2024 realizar-se-á em Braga o 5.º Congresso Eucarístico Nacional, sob o tema: «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (Lc 24,35)».
Esta ação eclesial reúne bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e leigos, pretendendo que nos voltemos sinodalmente para o essencial, para a fonte e o vértice da ação da Igreja, que é a Eucaristia. Desde os primeiros testemunhos, a ‘Eucharistía’, termo grego que significa ‘ação de graças’, designa tanto a oração de ação de graças que é recitada, à imitação de Jesus, como o pão e o vinho.
Ser e fazer sinodalidade na Igreja: é escutar a Palavra, é partilhar o pão, é alimentar a esperança, é caminhar juntos com Jesus Cristo.
O Papa Francisco recorda: «A liturgia não é “o campo self-service”, mas a epifania da comunhão eclesial. Por isso, nas orações e nos gestos ressoa o “nós” e não o “eu”; a comunidade real, não o sujeito ideal». A celebração litúrgica liberta-nos do nosso individualismo e educa-nos a estar juntos, a compartilhar, a rezar juntos. O individualismo sufoca o sentido da comunidade.
Publicamos, com esperança e alegria, uma proposta de catequeses preparatórias elaboradas pela Arquidiocese de Évora e, ainda uma proposta a partir do texto-base para 53.º Congresso Eucarístico Internacional (IEC) a realizar em Quito, capital do Equador, de 8 a 15 de setembro de 2024. O 53.º IEC tem como tópico: «Fraternidade para curar o mundo. “Todos vós sois irmãos” (Mt 23, 8)».
Na Oração Eucarística II, pedimos o dom da graça: «humildemente Vos suplicamos que, a participação no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo».
A Eucaristia, dom da caridade e mistério de vida eterna santifica a Igreja, ou melhor, “a Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia”. O coração pulsante da missão é a oração pessoal e comunitária, sobretudo a Liturgia da Igreja. O coração da oração é a Eucaristia, o sacramento dos sacramentos.
X José Manuel Garcia Cordeiro
Arcebispo Metropolita de Braga
Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade
Delegado Nacional para os Congressos Eucarísticos