• Novo

Mistagogia poética do silêncio na liturgia (em reimpressão)

8,00 €
Com IVA

Práticas silenciárias

Autor: Rafael da Silva Gonçalves

Tamanho:148X210mm

N.º de páginas: 152

ISBN 978-989-9081-42-0

1.ª edição: outubro de 2022

Coleção: Hodie – 11

Excerto e Índice »

A linguagem não é só palavra, é também gesto, silêncio, ritmo, movimento. Uma maior atenção a estas realidades manifesta uma maior consciência na resposta e, na liturgia, uma qualidade na participação: positiva, plena, ativa e piedosa. Uma busca do invisível, do Deus silente é paulatinamente trabalhada pelo desejo do silêncio, pelo desejo da escuta, pelo desejo da intimidade mais profunda com a Sua Palavra. 

Na liturgia, o silêncio convida ao recolhimento e à reflexão e, nesse sentido, tem o mesmo intuito da vida contemplativa. Por isso, educar para o silêncio é abrir, progressivamente, a comunidade a um relacionamento com Deus, a uma vivência ativa, plena e piedosa da vida litúrgica pela participação interior que nos dispõe a uma verdadeira participação exterior.

«Na liturgia, o silêncio leva o ser humano a um novo modo de ser (dizer, fazer, pensar, agir), faz o outro falar ou dizer-se, desvelar-se. Na liturgia, o altruísmo do silêncio vê-se quando gera relação em profundidade entre os seres viventes e falantes e o totalmente Outro» (Rafael Gonçalves, p. 132).

Quantidade

«Rafael Gonçalves estreia-se na paisagem editorial com este livro. Nele, convoca os leitores à experiência litúrgica, nos seus mistérios, através de um sábio mistagogo: o silêncio. (...)

Surpreendentes serão, para os leitores do livro de Rafael, os ‘espectros’ de gradual iluminação do tema, em lucernário textual (na semelhança às referidas esculturas de Rui Chafes), que advirão da fundura das galerias bibliográficas por ele frequentadas: da literatura universal, com incidência na poesia, inclusa a contemporânea; da filosofia, estética e artes; da teologia e espiritualidade; e, como não poderia deixar de ser, da liturgia. (...)

Rafael, o Silenciário, que por temperamento também se poderia cognominar ‘o Silente’ ou ‘o Silencieiro’ (não o digo por simples acordo à intitulação do grande romance escrito por António di Benedetto), com este convite, mais do que ‘ordenação’, solicita aos leitores o silêncio sabático, jamais ao silêncio gnóstico, para ler quanto nos lega nestas páginas, escritas com segredos de coração e da língua. Para nossa meditação, sim, mas, ainda mais, para melhor participarmos na liturgia, na medida em que o silêncio, na sua materna abissologia, é liberdade e precede o verbo. E, saliente-se, para considerar mais o silêncio, a partir do seu significado pastoral.

Na liturgia, silenciar com tanta gente? Parece difícil, mas é nesse centro, o silêncio, que se descobre o não-dito, nem tem de ser dito, até o horizonte para onde iremos cumprir o que somos.»
(Joaquim Félix de Carvalho, in Silêncio: a luz adentra no corpo [Apresentação do livro]

O AUTOR

Rafael da Silva Gonçalves nasceu a 23 de junho de 1997, natural de Oliveira-Barcelos, Arquidiocese de Braga.

Frequentou, desde o 9.º ano ao 12.º, o Seminário da Nossa Senhora da Conceição e, posteriormente, o Seminário Conciliar São Pedro e São Paulo, em Braga. Durante esse período formativo completou o curso em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, no centro regional de Braga.

Concluiu, em 2022, o Mestrado Integrado em Teologia pela defesa da dissertação intitulada «Práticas silenciárias e mistagogia poética do silêncio na liturgia», investigação que deu origem a este livro.

Foi ordenado Diácono a 17 de julho de 2022 no Santuário do Sameiro, em Braga.

MPSL

Downloads

Silêncio na Liturgia

Índice do livro "Mistagogia poética do silêncio na liturgia – Práticas silenciárias "

Downloads (811.52k)