Pastoral Litúrgica – Documentos da Conferência Episcopal Portuguesa
  • Pastoral Litúrgica – Documentos da Conferência Episcopal Portuguesa

Pastoral Litúrgica – Documentos da Conferência Episcopal Portuguesa

8,00 €
Com IVA

Autor: CEP / CELE
Tamanho: 148X210mm
N.º de páginas: 368
ISBN 978-989-8877-08-6
1ª edição: Janeiro de 2018

Índice analítico »

Índice geral do livro »

Documentos litúrgicos emanados pela Assembleia Plenária da CEP, pelo Conselho Permanente da CEP ou pela Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

Quantidade

 

Security policy (edit with Customer reassurance module)

 

Delivery policy (edit with Customer reassurance module)

 

Return policy (edit with Customer reassurance module)

Apresentação

Na celebração do cinquentenário da criação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e no âmbito da comemoração do centenário das aparições em Fátima, é-nos muito grato apresentar uma antologia dos documentos litúrgicos emanados pela Assembleia Plenária da CEP, pelo Conselho Permanente da CEP ou pela Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

A metodologia utilizada segue a ordem cronológica da publicação dos diferentes documentos ao longo destes cinquenta anos (1967-2017).

A partir dos vários volumes dos documentos pastorais publicados pela CEP, pela revista Lumen e outras publicações, recolhemos o presente contributo para um melhor serviço aos Bispos, aos Presbíteros, aos Diáconos, aos Consagrados, aos Leigos que por missão e responsabilidade necessitam da consulta e uso destes documentos do Magistério conjunto da colegialidade episcopal em Portugal.

Efectivamente, nas normas gerais que o II Concílio do Vaticano estabeleceu, compete à Hierarquia modificar a Liturgia: «§ 1. A regulamentação da sagrada Liturgia compete unicamente à autoridade da Igreja, a qual reside na Sé Apostólica e, segundo as normas do direito, no Bispo. § 2. Em virtude do poder concedido pelo direito, a regulamentação em matéria litúrgica, dentro dos limites estabelecidos, pertence também às competentes assembleias episcopais territoriais de vário género, legitimamente constituídas. § 3. Por isso, absolutamente mais ninguém, ainda que seja sacerdote, acrescente, suprima ou modifique, por sua iniciativa, seja o que for na Liturgia» (SC 22).

Para que as acções litúrgicas correspondam mais plenamente às normas e ao espírito da Liturgia, as Conferências Episcopais ou o Bispo Diocesano têm competência para propor as adaptações e orientações pastorais e espirituais em ordem à plena, consciente e activa participação na sagrada Liturgia.

O exercício da colegialidade episcopal ajuda à realização daquela solicitude de cada Bispo pela Igreja inteira para promover o Bem Comum e o de cada uma das Igrejas locais (cf. CD 36). De facto, pela experiência da Igreja, existem algumas matérias pastorais e litúrgicas que não podem ser devidamente encaradas senão a nível nacional.

 

+ José Manuel Garcia Cordeiro
Bispo de Bragança-Miranda
Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade

Downloads

Documentos da CEP: índice geral

Pastoral Litúrgica: Índice geral

Downloads (147.26k)

Documentos da CEP: índ analítico

Pastoral Litúrgica: índice analítico

Downloads (319.93k)