Vinde à nascente das águas
  • Vinde à nascente das águas
  • Vinde à nascente das águas
  • Vinde à nascente das águas

Vinde à nascente das águas

7,00 €
Com IVA

Itinerário espiritual para as famílias

Autor: Carlos Aquino

Tamanho:135X190mm
N.º de páginas: 320
ISBN 978-989-8877-55-0
1ª edição: Dezembro de 2019

Colecção: Louvor das criaturas – 3

Este livro procura ser um contributo para orientar e enriquecer diversos momentos de oração das famílias. 

Quantidade

 

Security policy (edit with Customer reassurance module)

 

Delivery policy (edit with Customer reassurance module)

 

Return policy (edit with Customer reassurance module)

Apresentação

Na Exortação Apostólica sobre a Família cristã intitulada Familiaris Consortio, de 22 de novembro de 1981, o Papa São João Paulo II ao falar da participação da Família na vida e na missão da Igreja, valorizou a sua identidade e missão como comunidade crente e evangelizadora, sublinhou a importância do seu diálogo com Deus e o lugar relevante que deve ocupar a oração no seio familiar. Referiu particularmente:«A oração familiar tem as suas características. É uma oração feita em comum, marido e mulher juntos, pais e filhos juntos. (…) Tem como conteúdo original a própria vida da família, que deve ser, em todas as fases, interpretada como apelo de Deus a uma resposta filial. (…) A dignidade e a responsabilidade da família cristã como Igreja doméstica só podem, pois, ser vividas com a ajuda incessante de Deus, que não faltará, se implorada com humildade e confiança na oração»(FC 59); «Em virtude da sua dignidade e missão, os pais cristãos têm o dever específico de educar os filhos para a oração, de os introduzir na descoberta progressiva do mistério de Deus e no colóquio pessoal com Ele»(FC 60).

Mais recentemente o Papa Francisco na Exortação Apostólica Pós-Sinodal de 19 de março de 2016 sobre o amor na família, a Amoris Laetitia, aborda algumas perspetivas pastorais referindo de modo apelativo: «Nós, pastores, devemos animar as famílias a crescerem na fé. Para isso é bom incentivar a confissão frequente, a direção espiritual, a participação em retiros. Mas há que convidar também a criarem espaços semanais de oração familiar, porque a família que reza unida permanece unida»(AL 227).

Acolhendo os desafios lançados pelo magistério da Igreja e pela nobre simplicidade e harmonia da liturgia com a piedade popular, este livro procura ser um contributo para orientar e enriquecer diversos momentos de oração das famílias. Oferece uma proposta de oração para o Domingo, Dia do Senhor, da Igreja e da Família, que acompanha o ciclo do Ano Litúrgico. São momentos de oração que envolvem toda a família e inspirados numa leitura orante da Palavra da Sagrada Escritura. Propõem muitas vezes uma simbólica que pode contribuir para tornar mais percetível a mensagem que importa acolher e saborear. Propõe outro conjunto de celebrações e momentos de oração a serem realizados em família onde se valoriza a boa relação da liturgia com a piedade popular. Estas propostas são flexíveis podendo mesmo ser adequadas consoante a realidade familiar.

O objetivo é propor um tempo diferente e fecundo para a Família. Um tempo de paragem, de encontro e de contemplação do Mistério. Um tempo de festa e celebrativo realizado em casa onde se partilha a vida e os afetos, o pão e a fé, onde os filhos crescem amparados pelo amor dos seus pais e avós, e assim, a família se edifica, verdadeiramente, como uma comunidade de vida, de amor e de fé. Um tempo para crescimento espiritual onde se fortaleça a fé, a esperança e o amor. Um tempo para amar a família e encontrar o caminho para a felicidade.

Agradecemos com viva cordialidade ao padre Carlos Aquino por mais esta colaboração às famílias cristãs a fim de darem mais firmeza à sua identidade e incentivá-las a anunciarem com alegria o Evangelho, Boa Notícia de Deus para todo o mundo e para todas as famílias.

+ José Manuel Garcia Cordeiro
Bispo de Bragança-Miranda
Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade