Dedicação da igreja e do altar
Pontifical Romano
Formato: 210X290mm
Nº páginas: 188
Impressão a duas cores
Capa cartonada (dura)
Miolo vermelho (laterais pintadas a vermelho)
2 fitas para marcação
ISBN 978-989-9081-46-8
2.ª edição: dezembro 2022 (Conforme a 3.ª edição do Missal Romano)
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Apresentação
Uma das orações melhor conseguidas pela Reforma litúrgica é a da dedicação da Igreja. O Ordo da dedicação da igreja reflete uma Igreja que se reúne para dedicar uma igreja «domus orationis». A oração da dedicação é «a declaração solene, feita pelo Bispo, da vontade comunitária de dedicar a nova igreja a Deus e suplica para que Ele esteja presente com a sua graça e torne eficaz com o seu Espírito as ações cultuais que a comunidade cristã realizará» (I. Calabuig).
Na verdade, «Esta casa anuncia o mistério da Igreja, santificada pelo Sangue de Cristo, que Ele quis apresentar a Si mesmo como Esposa gloriosa, Virgem admirável na integridade da fé, Mãe fecunda pelo poder do vosso Espírito».
A primeira parte da Oração consta de quatro estrofes. A primeira convida à reflexão sobre a relação entre a igreja-edifício e a Igreja-Povo de Deus e apresenta a Igreja como a Virgem fiel, a Esposa gloriosa e a Mãe fecunda. Nestas imagens podemos ver a figura de Maria de Nazaré, a verdadeira imagem da Igreja. Muitas vezes recorre-se à figura de Maria para representar o rosto da Igreja.
A segunda parte encerra o pedido essencial da epiclese, qual súplica insistente ao Senhor para que esteja presente com o seu inefável dinamismo santificador – o Espírito Santo.
A terceira e última parte articula-se em quatro estrofes ligadas entre si pelo adverbio Aqui, apresentando o edifício-igreja como lugar batismal, lugar da dupla mesa da Palavra e da Eucaristia, lugar onde os homens e os anjos fundem as suas vozes no louvor e na súplica, lugar onde se implora a misericórdia de Deus e se proclama a dignidade do homem.
As imagens bíblicas da Igreja que apresenta este texto são: Esposa; Vinha; Morada de Deus; Cidade no alto do monte. Queremos realçar a estrofe que canta o mistério como o matrimónio entre Cristo e a Igreja, evocando o texto da carta aos Efésios: «… Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para a santificar, purificando-a, no banho da água, pela palavra. Ele quis apresentá-la esplêndida, como Igreja sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. Grande é este mistério; mas eu interpreto-o em relação a Cristo e à Igreja» (Ef 5, 25-27. 32).
A mesma imagem da Igreja-esposa de Cristo é sublinhada no Prefácio: «Vós santificais sempre a Igreja, esposa de Cristo, simbolizada em edifícios visíveis, para que um dia, como mãe ditosa com a multidão inumerável dos seus filhos, entre revestida de gloria no reino dos Céus».
Jesus apresenta o Reino de Deus como uma realidade nupcial, na qual o esposo é Ele mesmo. Com efeito, João Baptista diz de Jesus: «O esposo é aquele a quem pertence a esposa; mas o amigo do esposo, que está ao seu lado e o escuta, sente muita alegria com a voz do esposo. Pois esta é a minha alegria! E tornou-se completa» (Jo 3,29).
Além de esposa, a oração atribui à Igreja os títulos de virgem e de mãe. Com efeito, conforme o Concílio Vaticano II, a Igreja (Lumen Gentium), está sob a Palavra de Deus (Dei Verbum), celebra os mistérios de Cristo e tem Nele o seu centro (Sacrosanctum Concilium) e existe para a salvação do mundo (Gaudium et Spes).
A Congregação para o Culto Divino, em 1977, no decreto de promulgação do novo Ordo dedicationis ecclesiae et altaris reconhecia que, segundo os princípios e as normas da Reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, era necessário rever e adaptar às condições do nosso tempo o rito de 1961 e renunciava à acumulação dos sinais medievais.
Por isso, o atual ordo contém sete capítulos: o rito para o início dos trabalhos de uma igreja; o rito do lançamento da primeira pedra; o rito da dedicação da igreja propriamente dito; o rito da dedicação de uma igreja já em uso; o rito da dedicação de um altar; o rito da bênção de uma igreja; o rito da bênção de um altar e rito da bênção do cálice e da patena e um apêndice.
Com esta renovação restituiu-se à Eucaristia o seu papel primordial na dedicação de uma igreja ou de um altar. Todos devem perceber que a Eucaristia é a parte principal e mais antiga de todo o rito. Além disso, ela «é o rito mais importante e o único e necessário para dedicar a igreja; no entanto, segundo a tradição comum da Igreja, quer do Oriente quer do Ocidente, diz-se a Oração da Dedicação, na qual é significada a intenção de dedicar a igreja ao Senhor para sempre e se pede a sua bênção» (Preliminares, 15).
Pela celebração da Eucaristia é manifestada claramente, por meio de sinais, a finalidade principal da edificação da igreja e do altar. A relação intrínseca entre a dedicação da igreja e a celebração da Eucaristia é também demonstrada, na Missa da Dedicação, pela existência de um Prefácio próprio, deveras unido ao rito.
O Movimento Litúrgico e o Concílio Vaticano II, proporcionaram um regresso radical às fontes, que implicou uma significativa revalorização da dupla função do espaço litúrgico. A Instrução Geral do Missal Romano afirma que: «as igrejas e os outros lugares devem ser aptos para a conveniente realização da ação sagrada e para se conseguir a participação ativa dos fiéis. Além disso, os edifícios sagrados e os objetos destinados ao culto devem ser dignos e belos como sinais e símbolos das realidades celestes» (IGMR 288).
A dedicação de uma igreja recapitula e exprime os vários momentos da presença de Deus, desde o éden à terra prometida, da tenda no deserto ao templo de Jerusalém, da humanidade de Cristo a cada um dos seus membros. Portanto, o local onde a comunidade se reúne para ouvir a Palavra de Deus, orar em conjunto e celebrar os sacramentos, é sinal visível da presença divina e sinal peculiar da Igreja que habita no céu.
As relíquias dos santos e dos mártires, que hoje são colocados sob o altar, exprimem a comunhão no único sacrifício de toda a Igreja de Cristo que confessa e testemunha a fidelidade ao seu esposo e Senhor.
Deus para revelar-se e comunicar-se usa sinais sensíveis. Por isso, a Liturgia é feita também de sinais sensíveis. A presença real e viva de Jesus na Liturgia deve ser percebida e sentida, como que de maneira palpável. O próprio espaço celebrativo deve comunicar esta presença.
Determinante é a ordenação do espaço sagrado em função do trinómio: altar – ambão – sede. À volta destes três elementos congrega-se a assembleia: uma comunidade de escuta da Palavra de Deus, uma comunidade orante, e uma comunidade que vive dos sacramentos. A igreja é, pois, assim a casa da Igreja, isto é, morada da comunidade convocada.
Enfim, podemos desejar com o Rito da Dedicação que «a igreja, como pede a sua natureza, seja apta para as celebrações sagradas, decorosa, brilhando por nobre beleza, não por mera sumptuosidade, e constitua verdadeiro símbolo e sinal das realidades celestes. “Portanto, o edifício sagrado, na sua disposição geral, deve, de algum modo, reproduzir a imagem da assembleia congregada, permitir a conveniente coordenação de todos os seus membros e facilitar o perfeito desempenho da função de cada um”» (Preliminares, 13).
X José Manuel Garcia Cordeiro
Arcebispo Metropolita de Braga
Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade