Orações pelos defuntos
Formato: 110X167 mm
64 páginas
ISBN 978-972-8286-83-5
As celebrações propostas neste livro fazem parte do Ritual das Exéquias e da Liturgia das Horas e destinam-se ao uso dos fiéis na oração pelos moribundos e pelos defuntos.
As Exéquias cristãs afirmam a esperança na vida eterna. Os costumes locais e as tradições familiares que não sejam contrários ao Evangelho devem ser cuidadosamente acolhidos e integrados na afirmação da fé pascal, também como meio de evangelização sobre o sentido da vida e da morte. As orações de sufrágio são uma expressão de solidariedade cristã para com os defuntos e os seus familiares, para que ambos encontrem em Cristo ressuscitado o sentido pleno da vida humana, que não acaba, apenas se transforma.
Apresentamos aos fiéis os textos da oração da Igreja para que a nenhum moribundo falte o conforto da oração cristã. A encomendação da alma é uma oração que ajuda a adormecer em Cristo na esperança dum novo dia. Os familiares e amigos tornam presente a Mãe Igreja que anima e conforta o seu filho para que não tema o sono da morte. A colocação do corpo no caixão é um momento forte para os familiares que podem encontrar numa breve oração da Igreja o conforto que precisam para uma vivência cristã do acontecimento: a passagem da cama, onde se descansa temporariamente, para o caixão do descanso eterno. A vigília de oração na casa do defunto ou na casa mortuária é uma forma de acompanhar o defunto e os seus familiares com uma actividade que não cessa com a morte. Por fim, apresentamos o Ofício de Defuntos que permite uma participação mais activa dos fiéis nas Laudes, nas Vésperas e no Ofício de Leitura, conforme as circunstâncias e a oportunidade pastoral.