Para viver: O ano litúrgico
  • Para viver: O ano litúrgico

Para viver: O ano litúrgico

8,00 €
Com IVA

Págs. 420
ISBN 972-603-214-8
Gráfica de Coimbra

José Manuel Bernal

Ao escrever este livro o autor pretendeu prestar um serviço a todos aqueles que dia a dia, semana a semana e ano após ano “procuram celebrar os mistérios do Senhor através das festas e dos ciclos sem cair no tédio e na rotina”.

Quantidade

 

Security policy (edit with Customer reassurance module)

 

Delivery policy (edit with Customer reassurance module)

 

Return policy (edit with Customer reassurance module)

Resumo:

O que o autor pretendeu, ao escrever este livro, foi prestar um serviço a quem, dia após dia, semana após semana, ano após ano, procura celebrar os mistérios do Senhor, através das festas e dos ciclos, sem cair no tédio e na rotina.

Vivemos imersos no tempo, e toda a nossa actividade é invadida pelo fluxo dos dias, dos meses, das estações e dos anos. Tudo se renova e tudo regressa, inexorável e periodicamente. Neste sentido, o ano litúrgico oferece às comunidades cristãs a oportunidade de fazerem esse mesmo percurso, mas deixando que, ao longo do caminho, sejam os acontecimentos da vida de Cristo a marcar os ritmos, a assinalar as etapas, a regular as pulsações dos nossos corações.

O ano litúrgico atualmente em vigor, é o resultado de muitos séculos de experiência eclesial e de acontecimentos diversos que contribuíram para a sua configuração. Surge, pois, como uma estrutura complexa e de difícil compreensão. Precisamente por isso, esperamos que este livro ajude a descobrir os eixos dessa estrutura, as linhas de força e as motivações de fundo que estão na origem das festas e do desenrolar dos ciclos.

Este livro terá cumprido a sua missão se aqueles que recorrerem à sua utilização – sacerdotes e responsáveis da pastoral, estudantes de teologia, catequistas, grupos de animação litúrgica ou simples leigos, preocupados em dar razões da sua fé – encontrarem nas suas páginas uma resposta às suas interrogações ou um raio de luz que os ajude a estabelecer critérios de comportamento e de acção capazes de contribuir para a edificação e enriquecimento da comunidade.

 

O Autor

JOSÉ MANUEL BERNAL é teólogo e liturgista. Durante vários anos, ensinou teologia e Liturgia na Faculdade de Teologia de Valência (Espanha). Uma grande parte das suas investigações e escritos giram em torno da celebração do mistério pascal. A sua tese de doutoramento teve como tema: A Vigília Pascal na Liturgia Hispânica. Foi membro do Conselho de Redacção da revista Phase e, durante os primeiros cinco anos da sua publicação, Presidente da Associação Espanhola de Professores de Liturgia.